top of page

Projeto luminotécnico: 5 dicas de tipos de iluminação

O projeto luminotécnico é o estudo da iluminação artificial com a finalidade de conciliar a função de cada ambiente, seja interno ou externo, proporcionando funcionalidade, beleza e economia de energia elétrica para a construção. Essa última característica é a mais relevante, afinal, o uso exagerado de lâmpadas significa gastos extras e desperdícios de energia.


1. FORROS DE GESSO


No projeto acima, podemos observar o uso de iluminação indireta com ajuda do forro. Essa é uma das apostas mais requisitadas na decoração, já que a luz sai destes rasgos no gesso tabicado. Os spots também complementam a iluminação com uma distribuição uniforme em todo o ambiente.



2. FITAS DE LED ATRÁS DO ESPELHO


Essa técnica é muito comum para decorar os banheiros, pois elas dão a impressão de que o espelho flutua sobre a parede. O visual fica mais leve e deixa o local com uma iluminação adequada.



3. LUZ INDIRETA PARA ESCRITÓRIO


Esse tipo de iluminação embutida na parede é perfeito para esse tipo de local, já que a incidência não ocorre diretamente na tela do computador, o que pode causar um certo desconforto e deixar o ambiente mais cansativo.


4. ILUMINAÇÃO PARA HOME THEATER OU SALA DE CINEMA



Para o projeto iluminação dessas salas é preciso considerar a localização da televisão e evitar que as luzes reflitam na tela, o que pode atrapalhar o momento de assistir a TV ou um filme. Neste ambiente, prefira a iluminação indireta, o que deixa o ambiente mais confortável visualmente.


5. PONTOS DE ILUMINAÇÃO


Em uma sala de estar com mesas de centro ou de canto, os pontos de iluminação podem ser focados nesses objetos. Além de formar uma composição bonita, ajudam na iluminação do ambiente.


Fonte: decorfácil


Quer reformar o seu lar? Faça aqui um orçamento sem compromisso com a RLB REFORMA DESCOMPLICADA.


0 comentário

Comments


bottom of page